Papa condena comentários de membros da Igreja sobre cocar de índio em missa

O papa Francisco diz que ouviu um membro da Igreja Católica zombando de um índio usando cocar

  • Por Jovem Pan
  • 07/10/2019 17h08
EFE/EPA/GIUSEPPE LAMI O papa Francisco condenou comentários zombando cocar de índio em missa

O papa Francisco lamentou, nesta segunda-feira (7), em seu discurso na abertura da Assembleia Especial do Sínodo para a região Pan-amazônica, os comentários de alguns membros da Igreja Católica ao cocar de plumas que indígenas utilizaram na missa deste domingo (6).

“Deu muita pena ouvir aqui dentro um comentário zombando desse senhor piedoso que trouxe oferendas. Que diferença há entre usar plumas ou o tricórnio de alguns chefes de dicastério?”, indagou o pontífice, em referência ao chapéu que utilizam os cardeais católicos.

Já durante as reuniões onde acontecerão a Assembleia do Sínodo até o 27 de outubro, em que os bispos debaterão sobre as necessidades e problemas da Amazônia, Francisco também fez referência à resistência e às críticas de uma parte da Igreja ao encontro.

O papa pediu uma aproximação cuidadosa aos povos da Amazônia, respeitando a história, as culturas e o estilo de vida, “no sentido etimológico da palavra e não socialmente como fazemos frequentemente”.

Francisco ainda lembrou que no passado, sob justificativa de civilizar, os povos originais foram aniquilados. Por isso, pediu respeito aos habitantes da Amazônia, para que não haja o perigo do Sínodo propor medidas sem efetividade.

“Não viemos aqui inventar programas de desenvolvimento social ou de custódia de culturas, como museus ou ações não contemplativas”, garantiu.

O papa condenou o desmatamento e a exploração de alguns países, além da falta de respeito à realidade dos povos, que é soberana.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.