Papa recebe novos bispos e pede: ‘Dediquem tempo para as pessoas’

  • Por Jovem Pan
  • 12/09/2019 11h01 - Atualizado em 12/09/2019 11h02
EFE Papa Francisco em Moçambique Francisco recebeu no Vaticano os bispos ordenados neste ano, participantes do curso organizado pelas congregações e as igrejas orientais

O papa Francisco pediu aos bispos que “ninguém tome Deus como pretexto para construir muros, derrubar pontes e semear ódio”, em discurso dirigido a eles nesta quinta-feira (12) e no qual deu algumas pistas sobre como deveria ser o seu trabalho.

Francisco recebeu no Vaticano os bispos ordenados neste ano, participantes do curso organizado pelas congregações para os bispos e as igrejas orientais, concluído na última quarta-feira (11).

Ele disse aos bispos “que a proximidade das pessoas não é uma estratégia oportunista, mas nossa condição essencial”. “A proximidade do bispo não é retórica. Não é composta de proclamações autorreferenciais, mas de disponibilidade real”, acrescentou.

Desta forma, o papa pediu aos bispos que “aproximem, mantenham contato com as pessoas, dediquem mais tempo para eles, que não temam o contato com a realidade”.

“O termômetro de proximidade é a atenção aos últimos, aos pobres, e a sobriedade dos bispos também será assim, em um momento em que em muitas partes do mundo tudo se resume a um meio de atender às necessidades secundárias, que envolvem e esclerotizar o coração”, completou.

Além disso, os convidou para que “tenham uma vida simples” e rodeados daqueles que, na sua pobreza, se lembram de Deus.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.