Papa diz temer ‘vírus do egoísmo indiferente’ após pandemia
O Papa Francisco disse neste domingo (19), durante a missa do Domingo de Misericórdia, que a batalha contra a pandemia do novo coronavírus precisa ser aproveitada pela sociedade para derrubar desigualdades.
“Agora, ao pensarmos em uma lenta e árdua recuperação da pandemia, esse perigo é precisamente insinuado: o esquecimento daquele que foi deixado para trás. O risco é de sermos atingidos por um vírus ainda pior, o do egoísmo indiferente”, advertiu o líder religioso.
Na homilia, Francisco afirmou que esse “vírus” está se espalhando pela sociedade. Segundo ele, a solidariedade das pessoas e o esforço por um mundo melhor esbarram em preconceitos.
“As pessoas ficam pensando que a vida melhora se eu fizer o melhor, que tudo vai ficar bem se eu fizer o melhor. Partimos dessa ideia e continuamos nela até chegarmos ao ponto de selecionar as pessoas, descartando os pobres e imolando aquele que fica para trás no altar do progresso. Mas esta pandemia nos lembra que não há diferenças ou limites entre os que sofrem”, comentou.
“Somos todos frágeis, iguais e valiosos. Que o que está acontecendo nos abale por dentro. É hora de eliminar as desigualdades, de reparar a injustiça que está minando a saúde de toda a humanidade”, acrescentou.
Como exemplo, o papa citou um trecho do livro dos Atos dos Apóstolos, o quinto do Novo Testamento da Bíblia, e recordou as primeiras comunidades cristãs.
“Os crentes viviam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam posses e bens e os distribuíam entre todos, de acordo com a necessidade de cada um. Não é ideologia, é cristianismo”, frisou o pontífice, que completou com um lamento.
“Atualmente, parece o contrário. Uma pequena parte da humanidade avançou, enquanto a maioria ficou para trás. Precisamos aproveitar a pandemia de alguma forma para preparar o amanhã. Não pensemos apenas em nossos interesses, em interesses particulares. Vamos usar este teste como uma oportunidade de nos prepararmos para o amanhã de todos. Porque sem uma visão, ninguém terá futuro”, advertiu.
*Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.