Parlamento derrota Boris Johnson e aprova lei que impede Brexit sem acordo
A Câmara dos Comuns do Parlamento do Reino Unido aprovou nesta quarta-feira (4) um projeto de lei que pode impedir que o país saia da União Europeia (UE) se não chegar a um acordo de transição com o bloco até 19 de outubro.
O projeto foi aprovado em segundo turno por 327 votos a favor e 299 contra. Mais cedo, foi aprovado em primeiro turno por 329 a 300. Ele ainda terá que ser apreciado nos próximos dias pela Câmara dos Lordes antes de receber o aval da chefe de Estado, a rainha Elizabeth II. Esta Câmara, porém, não pode vetar uma lei, apenas ratificá-la ou propor emendas.
A aprovação representa uma derrota para o primeiro-ministro Boris Johnson, que propõe, agora, convocar novas eleições. “Eu não quero eleições, o público não quer eleições. Mas esta casa não deixou outra opção a não ser permitir que o público decida quem ele quer como primeiro-ministro”, afirmou a agências internacionais.
Nesta semana, Johnson perdeu o apoio da maioria depois que parlamentares correligionários, do Partido Conservador, passaram a votar juntamente com o Partido Trabalhista, do líder opositor Jeremy Corbyn.
*Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.