Partidos espanhóis têm whatsapp bloqueado a três dias de eleições

  • Por Jovem Pan
  • 26/04/2019 15h05
EFE Contas do PSOE, partido do atual presidente do governo e candidato à reeleição, Pedro Sánchez, também foram bloqueadas

O Whatsapp bloqueou as contas dos principais partidos que concorrem às eleições legislativas da Espanha a três dias da votação.

Na última quinta-feira, 25, várias contas que utilizavam o PSOE, do atual presidente do governo, Pedro Sánchez, o Partido Popular, do ex-presidente Mariano Rajoy, o Cidadãos e o Vox foram suspendidas. Na segunda-feira, 22, as contas do Podemos também haviam sido bloquadas. A informação é do jornal El País, que comprovou que a suspensão não foi total – alguns números associados ao PP e ao PSOE continuaram funcionando depois do corte.

“No Whatsapp, nos preocupamos profundamente pela privacidade de nossos usuários e desenvolvemos tecnologia avançada de machine learning (aprendizagem automática) para identificar e dar baixa em contas que se dedicam a enviar mensagens automáticas ou massivas”, disse um porta-voz da empresa.

“Antes das eleições na Espanha, trabalhamos para informar aos partidos políticos sobre o uso responsável do Whatsapp, para que entendam como funcionam nossos sistemas automáticos de segurança. Trabalhamos para suspender as contas que abusam de nosso serviço”.

O Podemos anunciou que suas contas foram suspendidas sem aviso prévio. O partido calculava que havia mais de 50 mil pessoas inscritas no programa.

A companhia afirmou que os serviços que oferecem não permitem a automatização das mensagens.

Esta é a primeira campanha eleitoral em que os partidos utilizavam de maneira massiva o Whatsapp. Todos tinham aberto seu próprio canal, pelo qual se comunicavam várias vezes ao dia com os usuários inscritos.

O envio de maneira massiva de mensagens tem limites. O Facebook, companhia proprietária do Whatsapp, permite grupos de até 256 usuários, para evitar o bombardeio descontrolado de mensagens. Para gestionar esse envio, há empresas que oferecem um software específico aos partidos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.