Pedido de visto norte-americano passa a exigir redes sociais dos candidatos
A solicitação de visto norte-americano terá mais uma exigência: a divulgação de informações das redes sociais dos interessados. São várias opções de redes sociais e uma delas deve ser escolhida. No site, consta que o interessado deve colocar ainda “informações associadas a sua presença online, incluindo os tipos de plataformas que usa, as informações que compartilha e interações com outros usuários”.
A reivindicação foi feita pelo governo dos Estados Unidos.
O pedido também exige links ou nomes de usuário dos perfis usados pelos candidatos nos últimos cinco anos, além de todos os e-mails e telefones registrados pelos solicitantes neste mesmo período.
De acordo com o site G1, antes apenas os candidatos que eram selecionados para verificação extra, como pessoas que viajaram para áreas controladas por organizações terroristas, tinham que apresentar links das redes sociais. Estima-se que cerca de 65 mil candidatos caiam nessa categoria por ano, contra quase 15 milhões de pessoas que devem ser afetados pela nova medida a cada ano.
Usuários no Twitter comentaram que já encontraram a nova regra:
If any journalists need a screenshot of the new visa question, please use this one as I took it myself versus the one I posted which was passed to me by a colleague and I'm not sure of the origin. This one actually shows more detail anyway. pic.twitter.com/iDZvk3LIOv
— (((Greg Siskind))) (@gsiskind) May 31, 2019
No mês de março, o presidente Jair Bolsonaro formalizou a dispensa – unilateral – da necessidade de visto para turistas norte-americanos entrarem no Brasil. A medida, publicada há pouco em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), consta de decreto e será estendida também a visitantes de Austrália, Canadá e Japão, também de forma unilateral. O decreto só entrará em vigor em 17 de junho deste ano.
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