Pelosi nomeia congressistas que atuarão no processo de impeachment de Trump
A Câmara dos Deputados, controlada pelos Democratas, deu aval ao impeachment do presidente americano em dezembro. No entanto, o Senado, onde acontecerá a próxima fase do processo, é dominado pelo partido de Trump
Os congressistas democratas Adam Schiff, Jerry Nadler, Hakeem Jeffries, Zoe Lofgren, Val Demings, Jason Crow e Sylvia Garcia atuarão como promotores no julgamento político contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo informou nesta quarta-feira (15) a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.
O anúncio de Pelosi foi feito ao lado dos demais congressistas em entrevista coletiva no Capitólio, onde nas próximas horas deve ser submetida à votação na Câmara dos Representantes uma decisão sobre a entrega das acusações contra Trump ao Senado e a nomeação dos “gestores do impeachment”, que serão os promotores do processo.
Nesta quarta, Trump e o governo chinês assinaram a primeira fase do prometido acordo comercial.
Uma vez realizada essa votação, espera-se que ainda nesta tarde os “promotores” entreguem formalmente as acusações – de abuso de poder e obstrução ao Congresso – ao Senado, onde o julgamento pode começar na próxima terça (21), segundo o líder da maioria republicana na casa, Mitch McConnell.
“A ênfase está em tornar o caso tão forte quanto possível e defender nossa a Constituição para buscar a verdade para o povo americano”, disse Pelosi.
A Câmara dos Deputados, controlada pelos Democratas, aprovou em 18 de dezembro as acusações contra Trump, dando o aval para uma audiência de impeachment no Senado, que é dominado pelos republicanos.
Apesar da expectativa gerada e do contexto de grande divisão política nos Estados Unidos, o resultado do processo é previsível devido à maioria Republicana no Senado.
*Com informações da EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.