Peru registra primeira morte por coronavírus
Um homem de 78 anos de idade, hipertenso, se tornou a primeira vítima de coronavírus do Peru, 13 dias após o primeiro caso da pandemia ter sido relatado no país.
Segundo o Ministério da Saúde, a vítima foi internada na última terça, 17, por insuficiência respiratória e morreu nesta quinta-feira, às 15h.
“Em nome de todos os peruanos, expressamos nossas mais profundas condolências aos integrantes da família neste momento de dor”, disse o Ministério na declaração oficial compartilhada em sua conta no Twitter.
A ministra da Saúde, Elizabeth Hinostroza, disse à emissora RPP Notícias que o homem foi infectado pela transmissão comunitária. “Ele não esteve no exterior e não estava em contato com os primeiros casos, mas através de uma terceira pessoa”, explicou.
Hinostroza reiterou que estão redobrando os esforços para trabalhar pela saúde de todos os peruanos e pediu que o isolamento social seja respeitado, como pedida preventiva, depois que 234 casos foram confirmados.
Horas antes, o presidente Martín Vizcarra, informou que dois dos casos mais graves até agora foram dois pacientes de idade muito avançada. “A equipe médica está se esforçando ao máximo para atendê-los, apesar da situação delicada”, declarou.
Vizcarra acrescentou que após a realização de 3.841 testes, houve um aumento significativo dos casos em relação a esta quarta-feira, quando havia 145 casos. Agora, há 155, incluindo 19 internações, sete delas em estado grave.
* Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.