Pesquisadores italianos afirmam ter criado 1ª vacina eficaz contra o coronavírus
Pesquisadores italianos afirmam que conseguiram desenvolver uma vacina capaz de neutralizar a ação do novo coronavírus em células humanas. Os testes foram realizados no hospital Lazzaro Spallanzani, em Roma, que é especializado em doenças infecciosas. Anticorpos criados em ratos atuariam da mesma forma em humanos.
“Este é o estado mais avançado de testagem de uma vacina em potencial criada na Itália”, contou Luigi Aurisicchio, chefe-executivo de Takis, a empresa responsável pelo tratamento.
Em entrevista à agência italiana Ansa, Aurisicchio completou: “Até onde sabemos, somos os primeiros do mundo a demonstrar uma neutralização do coronavírus por uma vacina.”
“Nós esperamos que isso aconteça em humanos também”, analisou, ao contar que os testes com pacientes começaram após o verão europeu.
Após apenas uma dose, segundo o estudo, os ratos desenvolveram anticorpos que bloquearam a infecção da covid-19 em célular humanas. Foram cinco fórmulas diferentes de vacinas testadas, e as duas com os melhores resultados foram escolhidas.
A próxima etapa da pesquisa será avaliar por quanto tempo a imunização dura para, então, chegar a uma única vacina.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.