Por reunião no Congresso, Cristina Kirchner falta ao 3º dia de julgamento

  • Por Jovem Pan
  • 03/06/2019 15h46
EFE O julgamento de Kirchner e mais 12 acusados por corrupção começou no mês passado

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner faltou nesta segunda-feira (3) ao terceiro dia do julgamento em que é acusada de corrupção e desvio de verba pública. A senadora alegou, para justificar a ausência, que tinha reunião marcada no Congresso argentino.

Os advogados da ex-presidente também afirmaram que ela “tinha compromissos parlamentares” e completaram que “tinha autorização do tribunal” para se ausentar.

O julgamento de Kirchner e mais 12 acusados começou no mês passado. Ela compareceu às duas sessões anteriores. Após a etapa inicial de leituras obrigatórias, começará a etapa de questões preliminares e, em seguida, se darão as declarações indagatórias. Essas últimas exigem obrigatoriamente a presença dos réus.

Sobre o caso

Cristina Kirchner e 12 funcionários de seu governo são acusados de favorecer, entre 2004 e 2015, o empresário Lázaro Báez em contratos de 51 obras, o que representa 80% do total de obras públicas realizadas no período, por cerca de 46 bilhões de pesos, o que equivale a cerca de 1 bilhão de dólares. De acordo com a Justiça, muitas das obras não foram concluídas, foram superfaturadas ou não eram necessárias.

Cristina tem 12 processos na Justiça, cinco julgamentos pendentes e seis pedidos de prisão preventiva que nunca foram levados adiante por causa do foro privilegiado como senadora. Em setembro, ela e os filhos serão ouvidos em outro processo por lavagem de dinheiro.

A senadora é candidata nas eleições de agosto deste ano à Vice-Presidência na chapa liderada por seu ex-chefe de gabinete Alberto Fernández.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.