Portugal entra em alerta máximo para incêndios florestais devido à onda de calor

Governo projeta ‘semana desafiadora’ e proibiu queimadas e o uso de fogos de artifício; temperaturas previstas podem chegar a 35 °C

  • Por da Redação
  • 03/08/2025 15h33
  • BlueSky
Miguel A. Lopes/EFE/EPA Mulher se refresca em uma fonte em Lisboa Mulher se refresca em uma fonte em Lisboa

Portugal lançou um alerta geral em relação ao risco de incêndios florestais, em resposta à intensa onda de calor que atinge o país. As regiões do Norte, Centro e Algarve estão sob atenção máxima, com a medida válida desde este domingo (3) até quinta-feira (7). Durante esse período, estão proibidas queimadas e o uso de fogos de artifício, além de haver restrições em áreas florestais.

As temperaturas previstas podem chegar a 35 °C, o que eleva consideravelmente o risco de incêndios, uma preocupação que se tornou frequente desde 2017. A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, alertou que a próxima semana será desafiadora, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) também emitiu avisos sobre o risco moderado de incêndios em cidades como Lisboa, Setúbal e Porto. As medidas de segurança incluem um aumento na fiscalização das áreas afetadas, visando prevenir possíveis focos de incêndio.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além disso, a geografia acidentada de algumas regiões torna o combate a incêndios ainda mais complicado, dificultando o acesso das equipes de emergência. As autoridades pedem que a população colabore, evitando atividades que possam provocar incêndios e respeitando as restrições estabelecidas.

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.