Presidente desposto do Sudão vai para prisão de segurança máxima onde ficaram oponentes

  • Por Jovem Pan
  • 17/04/2019 16h29
REUTERS/Siphiwe Sibeko REUTERS/Siphiwe Sibeko Junta militar que depôs presidente o transferiu do comando para prisão; ainda não se sabe por quê

O presidente deposto do Sudão, Omar al Bashir, foi transferido para a prisão de segurança máxima de Kober, na capital Cartum. Ele estava detido no comando militar da cidade.

Desde que os militares o afastaram do poder, na última quinta-feira, 11, depois de meses de protesto, o paradeiro de Bashir era desconhecido. Até agora, a junta militar que dirige o país só tinha informado que ele estava em um “local seguro”.

Ainda não se sabe o motivo da transferência.

A prisão de segurança máxima de Kober é uma das mais conhecidas do país africano, onde ficaram presas figuras políticas de destaque, inclusive oponentes de Bashir.

A junta militar anunciou que já iniciou um processo de diálogo com os partidos políticos para preparar a transição política no país, que deve durar dois anos.

Milhares de pessoas continuam acampadas na rua em frente ao quartel-general do exército para pressionar os militares a entregar o poder para uma autoridade civil.

A Associação de Profissionais Sudaneses, o grupo sindical que liderou os protestos, pediu a formação de um governo civil no qual haja uma representação militar limitada.

Além disso, o grupo opositor pediu a dissolução do Partido do Congresso Nacional de Bashir e a saída das autoridades judiciais e do procurador-geral, que já foi destituído.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.