Princesa de Dubai foge do marido e se prepara para batalha legal

  • Por Jovem Pan
  • 03/07/2019 11h38 - Atualizado em 03/07/2019 11h42
Reuters Haya, princesa de Dubai, foge do marido e se esconde em Londres Haya, sexta esposa do emir de Dubai, agora teme pela própria vida e tem medo de ser sequestrada e devolvido para o país

A princesa Haya, uma das esposas do emir de Dubai, Mohammed Al Maktoum, que também é o atual primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, está refugiada em uma mansão de Londres e teme por sua vida por ter fugido do marido, informou nesta quarta-feira a emissora BBC.

A filha do rei Hussein, de 45 anos, nascida na Jordânia e educada no Reino Unido, se casou com o sheik, de 69 anos, em 2004, se tornando assim sua sexta mulher.

Segundo afirmou a emissora britânica, apesar de Haya ter fugido no início do ano para a Alemanha com a intenção de solicitar asilo, está vivendo agora em uma mansão avaliada em 94 milhões € situada em Kensington Palace Gardens, uma das áreas mais caras de Londres, onde se prepara para uma batalha legal contra seu marido.

Apaixonado por cavalos de corrida, o sheik bilionário é proprietário do haras Godolphin e foi visto muitas vezes conversando com a rainha Elizabeth II no Royal Ascot, evento tradicional de hipismo que acontece todos os anos no Reino Unido.

Segundo fontes citadas pela BBC, a princesa teria descoberto recentemente alguns fatos “inquietantes” por trás do misterioso regresso a Dubai, no ano passado, de Sheikha Latifa, uma das filhas do sheik, que também tinha fugido.

Latifa deixou os Emirados Árabes Unidos por mar, com a ajuda de um cidadão francês, mas foi interceptada por homens armados quando estava perto da costa da Índia e retornou a Dubai. Com relação a esse caso, ativistas defensores dos direitos humanos indicaram então que a filha do sheik tinha sido levada à força a Dubai contra sua vontade.

Desde então, dizem que a princesa Haya teria descoberto novos fatos sobre o caso e sofrido, consequentemente, uma crescente hostilidade e pressão por parte de integrantes da extensa família do marido, até que não se sentiu mais segura no país.

Uma das fontes afirmou à emissora britânica que a princesa teme agora pela sua vida e tem medo de ser sequestrada e “devolvida” a Dubai. Se o sheik exigir seu regresso, pode potencialmente gerar um dilema diplomático ao Reino Unido, que têm vínculos próximos com os Emirados Árabes Unidos.

O caso também envolve a Jordânia, já que Haya é meia-irmã do rei jordaniano, Abdullah II. Quase 250 mil jordanianos trabalham nos Emirados Árabes Unidos.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.