Procuradoria do Peru inicia trâmite para interrogar ex-executivo da Odebrecht

  • Por Agência EFE
  • 02/01/2018 14h03
EFE / SEBASTIÃO MOREIRA Fachada da sede da Odebrecht em São Paulo - EFE Barata, que está na Bahia, será requerido em condição de testemunha e o pedido já foi enviado ao Ministério Público do Brasil, segundo informa o jornal "El Comercio"

A Procuradoria de Lavagem de Dinheiro do Peru iniciará nesta semana os trâmites para interrogar o empresário Jorge Barata, ex-representante da Odebrecht no país, informaram nesta terça-feira veículos de imprensa locais.

Barata, que está na Bahia, será requerido em condição de testemunha e o pedido já foi enviado ao Ministério Público do Brasil, segundo informa o jornal “El Comercio”.

De acordo com fontes do jornal, a defesa de Barata indicou que o seu cliente está disposto a dar seu testemunho à Procuradoria peruana, uma vez que existe um acordo de delação premiada.

Os procuradores peruanos que solicitaram o interrogatório de Barata são Germán Juárez e José Domingo Pérez, que investiga o ex-presidente Ollanta Humala (2011-2016) e a líder opositora Keiko Fujimori, respectivamente, pela suposta comissão do crime de lavagem de dinheiro.

As fontes apontaram que a coordenação da diligência será feita mediante o procurador brasileiro Orlando Martello, da equipe de investigação do caso Lava Jato em Curitiba, que já foi o intermediário dos procuradores peruanos que interrogaram em novembro o empresário Marcelo Odebrecht.

O empresário declarou aos procuradores que “com certeza” sua empresa apoiou políticos peruanos como Keiko Fujimori, Alan García, Alejandro Toledo e Ollanta Humala, e também recebeu consultorias do atual presidente Pedro Pablo Kuczynski, segundo a transcrição do interrogatório, publicada na semana passada pelo portal de investigação jornalística “IDL-repórteres”.

Odebrecht disse que o seu intermediário no Peru foi Barata e comentou com os procuradores que tem detalhes das operações irregulares de sua empresa no país.

Após o testemunho ser revelado, Fujimori, García e Nadine Herédia, esposa do detido ex-presidente Humala, rejeitaram ter recebido contribuições da Odebrecht, enquanto legisladores fujimoristas acusaram o procurador-geral do Peru, Pablo Sánchez, de ter entregue o áudio com as declarações à imprensa.

Sánchez negou neste fim de semana ser o responsável pelo vazamento do documento e assegurou que seu escritório “não teve e nem tem em poder” cópia do testemunho.

O fujimorismo impulsiona uma acusação constitucional que procura destituir Sánchez através do Congresso por uma suposta “inação” nas investigações do caso de corrupção Lava Jato.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.