Promotoria espanhola pedirá detenção caso Puigdemont viaje à Dinamarca

  • Por EFE
  • 21/01/2018 13h41 - Atualizado em 21/01/2018 13h57
EFE EFE Ex-presidente regional da Catalunha Carles Puigdemont é acusado pela justiça espanhola de crimes de rebelião, secessão e malversação de cargos públicos

A Promotoria espanhola afirmou neste domingo que pedirá “imediatamente” a ativação da ordem europeia de detenção contra o ex-presidente regional da Catalunha Carles Puigdemont se na segunda-feira ele viajar até a Dinamarca para participar em um debate organizado pela Universidade de Copenhague.

Puigdemont está na Bélgica há três meses, quando fugiu, junto com quatro conselheiros de seu Governo, para evitar comparecer perante a Justiça espanhola que o acusa dos supostos crimes de rebelião, secessão e malversação de cargos públicos, ao ter liderado o processo separatista na Catalunha que terminou com a declaração unilateral de independência em 27 de outubro.

Em um comunicado, a Promotoria assegurou que falta uma confirmação oficial, via policial, dos movimentos do investigado para comparecer nesta segunda-feira, ao debate organizado pelo departamento de Ciências Políticas da universidade dinamarquesa.

Se ocorrer essa confirmação, a intenção da Promotoria é agir “imediatamente” e solicitar ao juiz do Supremo Tribunal que cuida da causa contra eles que ative da ordem de detenção e entrega, a fim de pedir à autoridade judicial dinamarquesa a detenção de Puigdemont. Em 5 de dezembro, o juiz espanhol Plablo Llarena decidiu retirar as ordens europeias de detenção ditadas contra Puigdemont e os quatro ex-conselheiros envolvidos pelo processo independentista que estão com ele em Bruxelas, mas manteve a advertência de detê-los assim que entrarem na Espanha.

Llarena considerou que deveriam ser retiradas as ordens europeias emitidas contra eles pela Audiência Nacional porque poderiam condicionar a evolução da investigação e os possíveis delitos pelos quais possam ser processados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.