Protestos de separatistas cancelam voos no aeroporto de Barcelona

Mais de 100 voos que partiriam entre esta segunda (14) e terça-feira (15) foram cancelados

  • Por Jovem Pan
  • 14/10/2019 19h53
Reprodução/TwitterAeroporto de Barcelona é tomado por manifestantes. Protesto causa cancelamento de voos

Milhares de simpatizantes do movimento separatista da região da Catalunha provocaram nesta segunda-feira (14) o cancelamento de voos no aeroporto El Prat, em Barcelona.

O protesto foi contra a sentença do Tribunal Supremo da Espanha que condenou a penas de 9 a 13 anos de prisão políticos catalães envolvidos com o referendo independentista de 2017. Eles já estavam presos provisoriamente.

A pé, de metrô ou trem, milhares de manifestantes atenderam à convocação da plataforma “Tsunami democràtic” (“Tsunami democrático”) e bloquearam os acessos ao aeroporto.

O colapso do El Prat, tomado por manifestante, obrigou a companhia aérea Vueling a cancelar 100 voos previstos para esta segunda e outros 20 marcados para terça (15).

Houve momentos de tensão quando agentes da polícia autônoma catalã entraram em confronto com parte dos manifestantes em frente ao setor de desembarque.

O Sistema de Emergências Médicas (SEM) atendeu ao longo do dia 13 pessoas, mas nenhum dos casos era grave.

Os protestos também afetaram outras cidades da Catalunha, provocando, por exemplo, a suspensão de serviços ferroviários e bloqueio de rodovias.

*Com informações da EFE