Protestos de separatistas cancelam voos no aeroporto de Barcelona
Mais de 100 voos que partiriam entre esta segunda (14) e terça-feira (15) foram cancelados
Milhares de simpatizantes do movimento separatista da região da Catalunha provocaram nesta segunda-feira (14) o cancelamento de voos no aeroporto El Prat, em Barcelona.
O protesto foi contra a sentença do Tribunal Supremo da Espanha que condenou a penas de 9 a 13 anos de prisão políticos catalães envolvidos com o referendo independentista de 2017. Eles já estavam presos provisoriamente.
A pé, de metrô ou trem, milhares de manifestantes atenderam à convocação da plataforma “Tsunami democràtic” (“Tsunami democrático”) e bloquearam os acessos ao aeroporto.
O colapso do El Prat, tomado por manifestante, obrigou a companhia aérea Vueling a cancelar 100 voos previstos para esta segunda e outros 20 marcados para terça (15).
Houve momentos de tensão quando agentes da polícia autônoma catalã entraram em confronto com parte dos manifestantes em frente ao setor de desembarque.
O Sistema de Emergências Médicas (SEM) atendeu ao longo do dia 13 pessoas, mas nenhum dos casos era grave.
Os protestos também afetaram outras cidades da Catalunha, provocando, por exemplo, a suspensão de serviços ferroviários e bloqueio de rodovias.
*Com informações da EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.