Putin anuncia que não participará da cúpula do G20 no Brasil

Ausência do presidente russo se deve por causa da ordem de prisão emitida pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra ele; Putin acrescentou que mantém ‘relações magníficas e amistosas’ com Lula

  • Por da Redação
  • 18/10/2024 15h24
  • BlueSky
EFE/EPA/VYACHESLAV PROKOFYEV / SPUTNIK / KREMLIN POOL Putin Embora o Brasil não seja um membro do TPI, a presença de um mandado de prisão internacional gera um dilema

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que não participará da cúpula do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. Sua ausência é considerada um fator importante pelo governo brasileiro, especialmente devido ao mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) em relação à sua atuação na guerra na Ucrânia. A decisão de Putin de não comparecer foi confirmada após o procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, solicitar que o Brasil cumprisse o mandado de prisão caso o líder russo decidisse visitar o país.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Entendemos perfeitamente que, mesmo que deixássemos de lado o TPI, todos falariam apenas sobre isso. Na verdade, impediríamos o trabalho do G20. Por quê?”, declarou Putin em reunião com os chefes das principais agências de notícias dos países do Brics.
Putin acrescentou que mantém “relações magníficas e amistosas” com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de modo que não faria sentido viajar “para afetar o trabalho normal de todo esse fórum”.

O Brasil havia estendido um convite formal a Putin para o evento, mas a situação se complicou devido às implicações legais. O TPI acusou Putin de crimes de guerra, especificamente pela “deportação ilegal” de crianças ucranianas. Embora o Brasil não seja um membro do TPI, a presença de um mandado de prisão internacional gera um dilema para os países que o assinaram, pois eles têm a obrigação teórica de prender indivíduos procurados pelo tribunal.

Apesar da pressão internacional, o TPI enfrenta limitações em sua capacidade de impor suas decisões, já que não possui um Mecanismo de força própria.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.