‘Putin é o principal criminoso de guerra do século 21’, diz procuradora-geral da Ucrânia

Em entrevista coletiva, Iryna Venediktova informou que 290 corpos de civis foram encontrados na cidade e Irpin e que 73% da região está destruída

  • Por Jovem Pan
  • 03/05/2022 17h23
SERGEI SUPINSKY / AFP crimes de guerra Irpin foi uma das cidades mais destruídas pelos bombardeios russos

A procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, afirmou nesta terça-feira, 3, que Vladimir Putin “deve ser absolutamente processado porque é o principal criminoso de guerra do século 21”, declarou para jornalistas em frente à Cada de Cultura de Irpin. “Lembre-se da Chechênia, da Geórgia e agora da Ucrânia. É ele o responsável, como comandante-chefe, dos crimes de guerra cometidos em todas essas áreas”, complementou. Venediktova aproveitou o momento para falar sobre os corpos de civis encontrados desde que o controle da cidade foi retomado pelos ucranianos.

Segundo a procuradora-geral, 290 corpos foram encontrados e 55 desses eram apenas de restos humanos. “Do total, 40 foram mortos por um disparo de arma de fogo, 35 por estilhaços e cinco de fome. Outros 210 tês feridas que ainda estão sendo analisada para determinar a causa a morte”, declarou. Das vítimas identificadas, 161 são homens, 73 são mulheres e há uma criança. O restante ainda está sendo analisado. Irpin é mais uma das cidades que ficou destruída pelas tropas russas. Segundo Venediktova, 70% dos prédios foram danificados e 885 foram completamente destruídos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.