Queda de avião russo pode ter sido causada por dados errados sobre velocidade

  • Por Agência EFE
  • 13/02/2018 12h24 - Atualizado em 13/02/2018 13h11
EFE As 71 pessoas que estavam a bordo morreram na queda

O acidente do avião AN-148 russo que caiu no domingo perto de Moscou pode ter sido causado pelo fato de o painel de comandos da cabine de pilotos ter mostrado dados equivocados sobre a velocidade da aeronave, informou nesta terça-feira o Comitê Interestatal de Aviação (MAK, na sigla em russo).

“A análise preliminar da informação registrada e o exame de casos análogos ocorridos no passado permitem supor que o fator que causou a situação extraordinária durante o voo foram os dados errôneos sobre a velocidade que apareceram nas telas dos pilotos”, afirma esse organismo em comunicado.

Os dados equivocados se deveriam ao congelamento dos sensores de velocidade, segundo os dados extraídos pelos investigadores da análise das caixas-pretas recuperadas no lugar do acidente, no qual morreram as 71 pessoas que estavam a bordo.

Segundo o MAK, a caixa-preta mostrou que os sistemas de calefação dos três medidores de pressão total, que informam aos pilotos da velocidade do avião, estavam desligados.

Os dados do registrador apontam que 2 minutos e 30 segundos depois da decolagem começaram a acontecer divergências entre os indicadores de velocidade do piloto e do copiloto.

“Antes da colisão o indicador do painel do piloto começou a mostrar um aumento repentino da velocidade, que no momento do choque era de aproximadamente 800 quilômetros por hora, enquanto o do copiloto era igual a zero”, afirmou o MAK em seu comunicado.

Os especialistas terão agora que analisar as gravações do registrador de vozes para verificar as ações dos pilotos e suas reações ao alarme de ameaça de colisão.

Além disso, será feita uma análise exaustiva do sistema de calefação dos medidores de pressão da aeronave para estabelecer que tipos de falha podem ter acontecido.

O avião realizava o voo regular 6W 703 entre Moscou e a cidade de Orsk, no sul dos montes Urais, e caiu poucos minutos depois de decolar do aeroporto Domodedovo de Moscou.

Estavam a bordo do AN-148 seis tripulantes e 65 passageiros, três deles crianças

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.