Questão da Otan será discutida nas próximas semanas, diz Bolsonaro

  • Por Rafael Iglesias/Jovem Pan
  • 19/03/2019 18h09 - Atualizado em 19/03/2019 21h47
EFE Presidentes de Brasil e EUA se reuniram nesta terça-feira em Washington

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (19) que o “aceno positivo” feito pelos Estados Unidos à uma eventual participação do Brasil na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) será discutido nas próximas semanas. Mais cedo, Donald Trump disse que gostaria de ter o governo brasileiro como aliado no bloco.

“Existe um aceno positivo de ambas as partes, isso vai ser discutido nas próximas semanas. Temos a ganhar na questão de parcerias no tocante a material de defesa e energia”, afirmou Bolsonaro em breve conversa  com jornalistas. A Otan é uma organização militar comum de defesa de nações, que atualmente inclui 28 países, como os EUA.

Aliado na Otan

Trump tratou do assunto em discurso, mais cedo. “Tenho intenção de designar o Brasil como aliado especial fora da Otan e até aliado dentro da Otan. Isso poderia melhorar nossa cooperação. Nossas nações estão trabalhando juntas para proteger o povo do terrorismo, do crime transnacional e do tráfico de drogas, de armas e de pessoas, o que é prioridade.”

Após se reunirem na capital norte-americana, Washington, os dois presidentes fizeram declarações e responderam a algumas perguntas de jornalistas. “Ansiamos por trabalhar por uma parceria ainda mais profunda. Falamos [no encontro] sobre os forte laços econômicos entre as duas nações, que devem ser baseados em justiça e reciprocidade.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.