‘Reconhecimento de regiões separatistas é uma violação de direito internacional’, diz Von der Leyen

Presidente da Comissão Europeia falou que União Europeia e seus aliados vão responder com unidade, firmeza e determinação em solidariedade com a Ucrânia

  • Por Jovem Pan
  • 21/02/2022 17h42 - Atualizado em 21/02/2022 17h57
  • BlueSky
EFE/EPA/STEPHANIE LECOCQ - Ursula von der Leyen União Europeia, Ursula Von Der Leyen

Diante da decisão de Vladimir Putin de reconhecer a independência das regiões separatistas da Ucrânia, Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, disse em seu twitter que o “reconhecimento de regiões separatistas é uma flagrante violação de direito internacional. A União Europeia e seus aliados vão responder com unidade, firmeza e determinação em solidariedade com a Ucrânia”. O reconhecimento por parte da Rússia da independência de Donetsk e Lugansk, representa uma ruptura unilateral dos acordos de Minsk de 2015.

Na manhã desta segunda-feira, 21, Vladimir Putin iniciou a reunião não programada do Conselho de Segurança para tratar sobre o reconhecimento da independência de duas regiões separatistas da Ucrânia, a República Popular de Donetsk e República Popular de Lugansk. Nos últimos anos, a Rússia já tinha reconhecido a cidadania de grande parte da população dessas regiões, oferecendo-lhes passaportes russos. Pela tarde, durante um pronunciamento televisivo, Putin reconheceu a independência das duas regiões e falou que a Ucrânia não é uma nação de verdade, pois nunca teve uma tradição consistente.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.