Reino Unido chega a 30.615 mortes por Covid-19, e governo vai manter confinamento

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2020 14h57
  • BlueSky
EFE/EPA/ANDY RAIN O Reino Unido tem 30.615 mortes por Covid-19

O Reino Unido registrou nesta quinta-feira (7) mais 539 mortes por Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Agora, o país tem 30.615 óbitos e segue com os piores números na Europa.

Por isso, o governo informou que o confinamento no país será mantido, embora o primeiro-ministro, Boris Johnson, deva anunciar no próximo domingo (10) o plano de flexibilização de algumas das medidas.

Na entrevista coletiva diária, o ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, afirmou que o país está pronto para passar para a próxima fase do confinamento. Isso pode significar o fim de algumas restrições, diminuindo para entre 0,5% e 0,9% a taxa de infecção, ou seja, o número de pessoas que podem ser infectadas quando o vírus for contraído.

Raab acrescentou que o número de novas infecções e as mortes diárias também “têm diminuído constantemente”, mas enfatizou que o vírus “ainda não foi derrotado, continua sendo mortal e infeccioso”. Ele pediu em seguida para que a população siga cumprindo as medidas de confinamento.

O ministro afirmou que no domingo Johnson detalhará o “roteiro” que será aplicado a partir do dia seguinte, embora tenha evitado confirmar se as medidas indicadas pela imprensa para autorizar o retorno à atividade de alguns setores ou a possibilidade de praticar esportes mais do que uma vez por dia serão aprovadas.

“Neste fim de semana, o primeiro-ministro estabelecerá os próximos passos que podemos dar de forma responsável nas próximas semanas, orientados por conselhos científicos e conscientes, como dissemos desde o início, de tomar as decisões certas no momento certo”, disse Raab.

De qualquer forma, o ministro afirmou que qualquer alteração será baseada nos dados e acontecerá de forma “modesta, pequena, progressiva e cuidadosamente supervisionada”, pois se houver novo aumento nas infecções, existe a opção de reforçar as restrições novamente.

*Com EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.