Reino Unido ultrapassa marca de 20 mil mortes por Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2020 13h29
EFE/EPA/WILL OLIVER Reino Unido é o quinto país com mais vítimas do novo coronavírus, atrás dos Estados Unidos, Itália, Espanha e França

O Reino Unido chegou a um total de 20.319 mortes por Covid-19 nos hospitais do país, de acordo com informações divulgadas neste sábado (25) pelo Ministério da Saúde.

Nas últimas 24 horas foram registrados 813 novos óbitos e, portanto, o Reino Unido torna-se no quinto país com mais vítimas do novo coronavírus, atrás dos Estados Unidos, Itália, Espanha e França.

Esse número não inclui as mortes por Covid-19 ocorridas fora dos hospitais nacionais, como as registradas em casas de repouso, ou seja o número real de mortes é mais elevado do que o relatado.

O número de mortes registradas em um dia é consideravelmente superior dos dois dias anteriores – 684 na sexta e 616 na quinta-feira -, enquanto o número de testes para detectar o vírus concluídos hoje foi de 640.792, de acordo com os novos dados.

O país ultrapassa as 20 mil mortes por Covid-10 em meio à crescente pressão sobre o governo Boris Johnson – ainda se recuperando da doença – devido a medidas impostas para conter sua propagação.

No mês passado, o principal consultor científico do governo, Patrick Vallance, disse a um comitê parlamentar que se esperava que o número de mortes causadas pela Covid-19 fosse menor que 20 mil, algo que não foi alcançado.

Esses números são conhecidos depois que Downing Street – a residência e gabinete oficial do primeiro-ministro – foi obrigado a explicar a presença do principal assessor de Boris Johnson, Dominic Cummings, em reuniões do órgão científico que aconselha o governo sobre sua estratégia contra pandemia do coronavírus.

Essa nova polêmica foi gerada após o jornal “The Guardian” revelar que o conselheiro do líder dos conservadores fazia parte da lista de pessoas que participaram de uma reunião crucial realizada pelo referido grupo consultivo científico para emergências.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.