Reino Unido e UE aprovam acordo para nortear relações futuras após Brexit

  • Por Estadão Conteúdo
  • 23/03/2018 11h18
ANDY RAIN/EFE ANDY RAIN/EFE A decisão é tomada quase um ano antes da partida britânica da UE

A União Europeia concordou nesta sexta-feira com as diretrizes que irão nortear as negociações da relação futura e do comércio com o Reino Unido, após a saída do país do bloco, o chamado Brexit. A decisão é tomada quase um ano antes da partida britânica da UE.

O acordo foi apontado como um grande passo adiante por Londres, que tem apenas alguns meses para buscar acordos abrangentes em comércio, segurança e uma série de outras áreas, antes de deixar o bloco. No encontro de líderes da UE em Bruxelas, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou no Twitter que os 27 países da UE concordaram com as diretrizes para as relações futuras.

O documento traça a abordagem da UE em questões que incluem a segurança futura, a defesa e os laços de política externa, bem como os linhas gerais para um futuro acordo comercial. “Eu acredito que exista agora uma nova dinâmica nas negociações”, afirmou a premiê britânica, Theresa May, ao deixar o encontro em Bruxelas. Após beijar a mão de May diante de repórteres, o negociador do Brexit pela UE, Michel Barnier, saudou a novidade, dizendo que “nós estamos tomando um passo decisivo nessa negociação difícil e extraordinária”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.