Reino Unido: funcionários públicos apontam riscos de Brexit sem acordo comercial
ANDY RAIN/EFEDepartamento que coordena a saída da União Europeia rejeitou o cenário pessimista, dizendo que "nada disso aconteceria"
Funcionários públicos britânicos teriam alertado um jornal do Reino Unido sobre o risco de escassez de alimentos, combustíveis e medicamentos num prazo de semanas, caso o Reino Unido deixe a União Europeia sem um acordo comercial firmado.
O Sunday Times diz que autoridades do governo modelaram três cenários potenciais para um “Brexit sem acordo” – leve, severo e outro ainda mais intenso, classificado como “Armagedom”.
Conforme o cenário “severo”, o porto inglês de Dover “entraria em colapso no primeiro dia”, e supermercados e hospitais logo ficariam sem suprimentos.
A Grã-Bretanha quer fechar um acordo sobre futuras relações comerciais com a UE antes de deixar oficialmente o bloco em 29 de março de 2019, mas autoridades também estão elaborando planos caso as negociações terminem sem um acordo.
O Departamento que coordena a saída da União Europeia rejeitou o cenário pessimista, dizendo que “nada disso aconteceria”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.