Reino Unido pode levar até 6 meses para voltar ao normal, projeta governo
A assessora médica adjunta do governo do Reino Unido, Jenny Harries, afirmou, neste domingo (29), que serão necessários seis meses ou mais até que o país consiga voltar ao estado de normalidade, devido a pandemia do novo coronavírus.
“Isso não quer dizer que estaremos em total confinamento durante seis meses, mas como país, temos que ser muito, muito responsáveis, e seguir fazendo o que nos dizem até estarmos seguros de que poderemos começar a, gradualmente, retirar várias intervenções”, apontou.
A especialista participou da entrevista coletiva remota diária em Downing Street, residência do primeiro-ministro, Boris Johnson, junto com o ministro da Habitação britânico, Robert Jenrick.
Harries explicou que a cada três semanas serão realizadas revisões sobre os efeitos que as medidas de confinamento impostam pelo governo estão tendo no país.
A expectativa momentânea é de três a seis meses até que a situação no país se normalize, mas a assessora médica admitiu que existe a possibilidade de que o prazo seja maior.
“Os números piorarão na próxima semana ou na seguinte. Veremos se conseguimos baixar a curvar a iniciar um declive”, disse Harries, sobre o registro de novos casos.
Na última segunda-feira, o governo britânico decretou confinamento obrigatório para toda a população, com a exceção de casos excepcionais. A polícia recebeu, por meio de lei, os poderes necessários para cumprir a medida.
De acordo com boletim apresentado hoje, o Reino Unido contabilizou 19.522 casos de infecção pelo novo coronavírus e 1.228 mortes.
Robert Jenrick, por sua vez, revelou que o governo criou uma equipe de resposta para a distribuição de itens por todo o país, para garantir que o material chegue primeiro aos mais necessitados.
Ao todo, são 170 milhões de máscaras, 42,8 milhões de pares de luvas, 13,7 aventais, 182 mil batas, quase 10 milhões de artigos de limpeza, e além de 2,3 milhões de protetores para os olhos.
*Com Agência EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Governo do Irã reitera que utilizará todos os meios disponíveis contra as sanções dos EUA
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores disse que responsabilidade pelas consequências e desdobramentos recairá inteiramente sobre o governo norte-americano
- Terremoto de magnitude 6,7 atinge sul do Peru Jovem Pan · há 14 horas
- Secretário do Tesouro dos EUA diz que Irã terá as sanções mais duras da história Estadão Conteúdo · há 16 horas
- Número de mortos após terremoto na Colômbia sobe para 319 Estadão Conteúdo · há 17 horas
- Coreia do Norte lança mísseis após Trump afirmar que se reunirá com Kim AFP · há 17 horas