Gilead prevê produzir 1 milhão de lotes de remédio promissor contra a Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 01/05/2020 07h57
EFE/EPA/JOHN G. MABANGLO Laboratório já prevê produção maciça do antiviral remdesivir

A empresa de biotecnologia Gilead Sciences anunciou, na quinta-feira (29), que já prevê a produção de 1 milhão de lotes até o final do ano do remdesivir, medicamento que potencialmente atua contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesta semana, um estudo com a droga deu resultados preliminares positivos em um teste do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) .

Os resultados preliminares do estudo, patrocinado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), concluem que o remdesivir “encurta o tempo de recuperação em pacientes internados com Covid-19 em comparação com um placebo”. O diretor do órgão, Anthony Fauci, comemorou o anúncio.

Ao relatar os seus resultados trimestrais, a Gilead declarou que está expandindo a fabricação do medicamento, esperando ter produzido cerca de 140 mil lotes até o final de maio e, em colaboração com parceiros internacionais, 1 milhão até dezembro. A expectativa é conseguir produzir vários milhões até 2021.

As projeções, a empresa explicou, assumem que a duração do tratamento requer doses por 10 dias, mas o número de tratamentos potenciais disponíveis “poderia ser maior”, de acordo com os resultados de seu próprio estudo que está em andamento e “sugere” que alguns pacientes poderiam ser tratados com uma duração mais curta de 5 dias.

O NIH relatou que 1.063 pacientes internados com Covid-19 que receberam remdesivir se recuperaram 31% mais rápido, em 11 dias, em comparação com aqueles que receberam placebo, que tiveram recuperação média de 15 dias.

A taxa de mortalidade dos que tomaram o medicamento foi de 8%, contra 11,6% dos que tomaram placebo, de acordo com os resultados preliminares.

Nesta quinta-feira, a Gilead compartilhou dados de seu próprio estudo denominado SIMPLE. A pesquisa mostra que o medicamento produz melhorias clínicas semelhantes em pacientes com sintomas graves de COVID-19, independentemente de receberem cinco ou dez dias de tratamento.

O presidente americano, Donald Trump, expressou o desejo de que a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), assine o antiviral o mais rápido possível, e a agência está em contato com a empresa de biotecnologia.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.