Após escândalo e protestos, Ricardo Rosselló, governador de Porto Rico, renuncia

  • Por Jovem Pan
  • 25/07/2019 07h26
EFE "Depois de escutar as reivindicações, falar com minha família, pensar nos meus filhos e em oração, hoje anuncio que renunciarei ao posto do governador efetivo no dia 2 de agosto", disse Rosselló

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, anunciou nesta quarta-feira (25) sua renúncia efetiva a partir do dia 2 de agosto, em consequência do escândalo desencadeado por sua participação e alguns de seus assessores, em uma conversa em um aplicativo de mensagens. Ele ficou dois anos e meio no cargo.

Rosselló é o primeiro governador da ilha que renuncia na metade do mandato.

Após o anúncio, ocorrido mais de seis horas depois da hora prevista, milhares de pessoas que se aglutinaram no início da Rua Fortaleza, que conduz até a sede do Governo, comemoraram bastante.

“Ricky (Rosselló) te botamos para fora”, gritavam após conhecerem a decisão.

Em várias partes da cidade, os cidadãos foram até as janelas e fizeram um “panelaço”.

Na sua mensagem gravada, o governador indicou que a pessoa que o substituirá na chefia do governo será a secretária de Justiça, Wanda Vázquez.

Crise política

A ilha enfrentava há mais de dez dias sua pior crise política da história, em consequência da participação de Rosselló, ao lado de vários assessores, em uma conversa onde insultam e zombam de jornalistas, artistas e políticos e e membros da comunidade LGBT.

“Depois de escutar as reivindicações, falar com minha família, pensar nos meus filhos e em oração, hoje anuncio que renunciarei ao posto do governador efetivo no dia 2 de agosto”, disse o governador.

Ele disse esperar que esta decisão “seja um apelo à reconciliação dos cidadãos” e está convencido de que termina seu mandato desejando “a paz e o progresso do país “.

A manifestação para esta quinta-feira, convocada pelo cantor Residente, está mantida. O ato será realizado no distrito financeiro de San Juan e terá a participação de outros artistas porto-riquenhos.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.