Morre Robert Mugabe, ex-presidente do Zimbábue, aos 95 anos

  • Por Jovem Pan
  • 06/09/2019 08h31
EFE Mugabe morreu em um hospital de Singapura acompanhado da família e da espos

O ex-presidente do Zimbábue Robert Mugabe, o primeiro líder do país após a independência, morreu aos 95 anos. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (6) pelo atual mandatário, Emmerson Dambudzo Mnangagwa.

“Com grande tristeza, anuncio o falecimento do pai fundador e ex-presidente do Zimbábue, Robert Mugabe”, afirmou o atual presidente nas redes sociais.

De acordo com Mnangagwa, “Mugabe foi um ícone da libertação, um pan-africanista que dedicou a vida à emancipação e ao empoderamento do seu povo”.

“A sua contribuição para a história da nossa nação e o continente nunca será esquecida. Que a sua alma descanse em paz eterna”, acrescentou.

Mugabe morreu em um hospital de Singapura acompanhado da família e da esposa, Grace, segundo informaram diversas fontes ao portal local “ZimLive”. O ex-presidente do Zimbábue estava internado e recebia tratamento médico na cidade-Estado há cinco meses.

Robert Mugabe ostentou o poder no Zimbábue durante 37 anos – desde a independência do Reino Unido, em 1980 – até renunciar após um golpe de Estado em novembro de 2017.

O golpe veio depois da decisão de Mugabe de demitir o então vice-presidente, Emmerson Mnangagwa, em meio a tensões entre o atual presidente e a então primeira-dama, Grace, sobre quem deveria ser o seu sucessor.

Mugabe renunciou em 21 de novembro e foi substituído três dias depois por Mnangagwa, de 76 anos.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.