Tentou roubar dados de vacina? China rebate EUA: ‘Estamos na vanguarda’

  • Por Jovem Pan
  • 14/05/2020 16h47
Mark Schiefelbein/EFE Xi Jinping Xi Jinping é o atual presidente da China

Assessor de Comércio da Casa Branca, Peter Navarro acusou a China de tentar hacker os computadores do governo americano para “roubar” informações sobre os estudos para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19.

“Isso deve indignar o povo americano”, disse, durante entrevista à Fox News.

Navarro intensificou as críticas a Pequim, que ele afirma ter “gerado” o vírus, escondido informações sobre a doença e lucrado com a pandemia.

“Eles pegaram todos os equipamentos de proteção do mundo, incluindo daqui, e os impediram de chegar a médicos em Nova York, Milão e, com isso, matando pessoas”, afirmou o assessor.

China reage

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijan, reagiu às acusações dos EUA, disse que “a China expressa seu desgosto e sua firme oposição a tais calúnias” e afirmou que, na verdade, é o país asiático que tem motivos para se preocupar

“A julgar pelo seu histórico, os Estados Unidos realizaram as maiores operações de roubo da internet numa escala mundial”, disse Zhao. “A China está na vanguarda da investigação sobre vacinas e tratamentos para a Covid-19. Portanto, possui mais motivos do que qualquer um para suspeitar do roubo de informações na internet”, finalizou.

*Com informações do Estadão Conteúdo

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.