Rússia acusa Facebook de discriminar veículos de imprensa e bloqueia conexão a rede social

Governo russo já havia atuado há uma semana para “limitar” e reduzir a velocidade de acesso; ‘violam os princípios-chave da livre divulgação de informações’, diz Roskomnadzor

  • Por Jovem Pan
  • 04/03/2022 16h43 - Atualizado em 04/03/2022 18h09
OLIVIER DOULIERY / AFP Facebook Facebook é acusado de discriminar meio de comunicação russo

O órgão regulador das comunicações na Rússia, o Roskomnadzor, bloqueou o acesso ao Facebook no país, alegando que a rede social ‘discrimina’ a televisão Zvezda (do Ministério da Defesa), a agência de imprensa Ria Novosti, a rede internacional RT e os portais Lenta.ru e Gazeta.ru – todos são meio de comunicação russos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 4, por meio de um comunicado no Telegram. A plataforma não está mais funcionando, segundo jornalistas da AFP. Uma ‘punição’ contra a plataforma já tinha sido implantada na semana passada, quando o governo agiu para limitar e reduzir a velocidade de acesso ao Facebook, já com usos restritos de suas funcionalidades por meios russos.

De acordo com Roskomnadzor, essas restrições “violam os princípios-chave da livre divulgação de informações e acesso irrestrito dos usuários à mídia russa em plataformas estrangeiras da Internet”. Em resposta ao bloqueio do Facebook, o vice-presidente de assuntos globais da Meta, Nick Clegg, lamentou a decisão. “Milhões de russos comuns em breve serão privados de informações confiáveis e silenciados de falar. Continuaremos fazendo tudo o que pudermos para restaurar nossos serviços de modo que continuem disponíveis para que as pessoas se expressem com segurança e se organizem para agir”, comentou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.