Rússia anuncia negociações com a Ucrânia na próxima semana

Moscou e Kiev continuam muito distantes no delicado tema territorial

  • Por Jovem Pan*
  • 13/02/2026 08h42
  • BlueSky
Mikhail METZEL / POOL / AFP Putin Nesta fotografia distribuída pela agência estatal russa Sputnik, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de uma reunião com o vice-ministro da Defesa e presidente da Fundação Defensores da Pátria em Moscou, em 30 de dezembro de 2025. (Foto de Mikhail METZEL / POOL / AFP)

A Rússia anunciou uma nova rodada de negociações com representantes da Ucrânia e dos Estados Unidos na próxima semana, para encontrar uma solução para o conflito, que em breve completará quatro anos.

“Há um acordo para que isto aconteça na próxima semana. Informaremos o local e as datas”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, a vários meios de comunicação, incluindo a AFP.

Os dois países já participaram de duas rodadas de negociações em Abu Dhabi, com mediação dos Estados Unidos, mas não concretizaram um avanço decisivo, já que Moscou e Kiev continuam muito distantes no delicado tema territorial.

Durante as negociações, a Rússia permanece firme em suas exigências de concessões, que a Ucrânia rejeita por considerá-las equivalentes a uma rendição.

A Rússia pressiona para que a Ucrânia se retire da parte que controla na região leste de Donetsk, cerca de 17% da área.

A Ucrânia rejeita uma retirada unilateral e busca garantias de segurança ocidentais sólidas para dissuadir a Rússia de retomar a ofensiva após qualquer cessar-fogo.

O presidente ucraniano Volodimir Zelensky disse no início da semana que havia aceitado uma proposta dos Estados Unidos para uma rodada de conversações em Miami na próxima semana.

A Rússia ocupa quase 20% do território da Ucrânia, incluindo a península da Crimeia, que anexou em 2014, e áreas que os separatistas apoiados por Moscou haviam tomado antes de 2022.

*AFP

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.