Rússia classifica de “absolutamente inaceitáveis” exigências dos EUA ao Irã
As condições impostas pelos Estados Unidos ao Irã para não impor duras sanções econômicas são “absolutamente inaceitáveis para Teerã”, advertiu nesta quarta-feira a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.
“Preocupa que em Washington cresce como uma bola de neve a campanha contra o Irã. Dá a impressão que os Estados Unidos se decantaram definitivamente pela política de ameaças ao Irã”, disse Zakharova em entrevista coletiva.
A Rússia, acrescentou, considera “ilegítimas” as últimas sanções adotadas contra Teerã e “tem a intenção de seguir no caminho da cooperação multilateral” com esse país.
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, anunciou na segunda-feira 12 condições para alcançar um novo acordo com o Irã sobre os seus programas nuclear e balístico.
Entre essas condições estão o abandono “permanente” das dimensões militares de seu programa atômico, o fim do enriquecimento de urânio e o acesso incondicional à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a todas suas instalações nucleares.
Os EUA também exigem o fim do programa de desenvolvimento de mísseis balísticos, a libertação dos americanos detidos no Irã e o fim do apoio ao grupo libanês Hezbollah, ao palestino Hamas e Jihad Islâmica, às “milícias xiitas” no Iraque e aos houthis no Iêmen.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.