Secretário-geral da ONU pede cessar-fogo global contra coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 23/03/2020 14h16
Agência EFE EFE António Guterres, secretário-geral da ONU, pediu cessar-fogo global

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez um apelo nesta segunda-feira (23) por um cessar-fogo global para o combate ao coronavírus.

Em mensagem transmitida pela internet, Guterres afirmou que os refugiados de guerra estão mais vulneráveis ao coronavírus. “Os mais vulneráveis, as mulheres e as crianças, as pessoas com deficiência, os marginalizados e os deslocados, pagam o preço mais elevado. E, atualmente, correm também um risco sério e devastador devido ao Covid-19”, disse sobre os conflitos no mundo.

Guterres lembrou que os países assolados pela guerra já têm o sistema de saúde comprometido, fazendo com que a crise do coronavírus tenha proporções ainda maiores. “A fúria do vírus põe em evidência a loucura da guerra, de uma forma muito clara. É por isso que hoje apelo a um cessar-fogo mundial e imediato, em todas as regiões do mundo”, pediu.

“É tempo de acabar com os conflitos armados e de, em conjunto, focarmo-nos na verdadeira batalha das nossas vidas. Silenciem as armas, parem a artilharia, acabem com os ataques aéreos. Isto é crucial”, continuou o secretário.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, já são mais de 300 mil infectados pelo novo coronavírus em todo o mundo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.