Sede da Volkswagen é alvo de buscas em nova investigação de fraude

  • Por Jovem Pan
  • 21/03/2018 11h57 - Atualizado em 21/03/2018 11h58
EFE EFE Foram revistados 13 escritórios na sede da empresa alemã em Wolfsburg, no começo de março, e foram apreendidos documentos e arquivos de computador que serão revisados, segundo porta-voz da promotoria

Procuradores alemães afirmaram nesta terça-feira (20) que promoveram uma operação de buscas na sede da Volkswagen como parte de investigação envolvendo a divulgação de informações exageradas sobre a eficiência no consumo de combustíveis em seus veículos.

A notícia é um retrocesso na tentativa da empresa de superar os escândalos de 2015, quando admitiu ter fraudado testes de emissões de poluentes em motores a diesel nos Estados Unidos.

Foram revistados 13 escritórios na sede da empresa alemã em Wolfsburg, no começo de março, e foram apreendidos documentos e arquivos de computador que serão revisados, segundo porta-voz da promotoria.

Os promotores disseram que estão investigando suspeitas de manipulação de mercado. A empresa, que é a maior montadora de veículos da Europa, confirmou as buscas, mas não emitiu mais comentários ou uma nota sobre o tema.

De forma separada, os promotores investigam ainda o ex-presidente-executivo da Volks Martin Winterkorn, o ex-vice-presidente financeiro e atual presidente do Conselho de Administração Hans Dieter Poetsch, e o presidente da marca VW Herbert Dies. Há a suspeita de manipulação de mercado relacionada ao caso de 2015, denominado “dieselgate”.

Ainda nesta terça, a Procuradoria alemã fez buscas na sede da BMW, em Munique. Cerca de 100 oficiais estavam atrás de informações sobre um possível dispositivo fraudulento que manipula as emissões de poluentes.

A BMW nega que manipulou números de emissões, mas convocou um recall no último mês, na Europa, para corrigir um software do motor de modelos que estão sendo investigados pelos procuradores.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.