Sem citar Maduro ou Guaidó, presidente de Cuba posta foto de Fidel com Hugo Chávez e cita ‘aproximação’
Há exatos 60 anos, Fidel Castro, estava em Caracas, capital da Venezuela. Na ocasião, pregou a aproximação de todos os países do continentes que desejavam “salvar” suas “revoluções”. Menos de um mês depois ele se tornaria primeiro-ministro de Cuba – e, 17 anos depois, se tornaria presidente do país, cargo no qual ficaria até 2008.
Quem lembrou a viagem foi o atual presidente cubano, Miguel Diáz-Canel, em publicação feita em rede social na tarde desta quarta-feira (23), dia em que – contra o ditador Nicolás Maduro – o líder oposicionista e do parlamento Juan Guaidó se declarou presidente interino da Venezuela, com forte apoio da internacional.
Sem comentar ou sequer citar a crise venezuelana, mas deixando subentendido apoio a Maduro, Canel publicou uma foto de Fidel com Hugo Chávez, amigos já mortos. E citou o ex-presidente de Cuba. “Se queremos salvar a revolução de Cuba, da Venezuela e de países do nosso continente, temos que nos aproximar e nos respaldar, porque divididos fracassamos.”
23 de enero de 1959, #Fidel en Caracas: “…si es que
queremos salvar la revolución de Cuba, la revolución de Venezuela y la revolución de todos los países de nuestro continente, tenemos que
acercarnos y tenemos que respaldarnos sólidamente, porque solos y divididos fracasamos” pic.twitter.com/aMCVrTCTYn— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) January 23, 2019
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.