EUA: Estudo quer usar smartphones para identificar casos de Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2020 10h13
Banco de imagens/Pixabay celular Celular pode ser arma para combate à Covid-19

Um dos principais pontos para determinar a reabertura gradual da sociedade após a quarentena gerada pela pandemia da Covid-19 é a testagem em massa da população. Pensando nisso, professores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, formularam um método de testagem simples: via smartphone.

Usando o hardware e capacidade operacional de smartphones comuns, o projeto mira performar testes não-invasivos, de casa, de Covid-19. O projeto foi selecionado para ser financiado pela Fundação Nacional da Ciência.

O objetivo do trabalho é oferecer monitoramento e diagnóstico da doença de forma fácil e de baixo custo, sem a necessidade de equipamento especial ou auxílio de profissionais de saúde.

“Nós vamos desenvolver novas técnicas de sensores e inteligência artificial para a avaliação em casa da Covid-19”, afirmou Wei Gao, um dos pesquisadores, que também é professor de engenharia elétrica e da computação da Universidade.

Gao e seu time vão trabalhar de acordo com os microfones e alto-falantes embutidos nos smartphones para desenvolver sensores acústicos capazes de medir mudanças na mecânica das vias aéreas dos humanos – algo relacionado à infecção da Covid-19.

O sistema será implementado como um aplicativo para celular, fácil de ser baixado, instalado e utilizado. Usuários deverão usar um adaptador para celular para que o microfone e som possa transmitir e gravar sinais acústicos do corpo humano.

Se bem-sucedida, a pesquisa vai ajudar a identificar casos da Covid-19 sem necessidade de visita a hospitais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.