Sobe para 25 número de mortos por erupção do vulcão de Fogo na Guatemala

  • Por EFE
  • 04/06/2018 09h02
EFE Esta erupção, a segunda de 2018 do vulcão de Fogo, é a mais forte dos últimos anos

As autoridades de socorro elevaram neste domingo para 25 o número de mortos após a tremenda erupção do vulcão de Fogo da Guatemala.

O porta-voz da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres, David de León, disse que às 21h (horário local, 0h de hoje em Brasília) o número de mortos era de 25 e de pessoas abrigadas era 653.

O vulcão, de 3.763 metros de altura, fica entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, a 50 quilômetros a oeste da capital e esta erupção já obrigou as autoridades a fechar o aeroporto internacional La Aurora.

Além dos mortos, o porta-voz da Coordenadora disse que os feridos continuam sendo 20, enquanto os afetados por esta erupção, a mais violenta dos últimos anos, são mais de 1,7 milhão.

Entre os feridos estão 12 crianças, quatro delas com queimaduras de terceiro grau, o que obrigou as autoridades a as transferirem para o Hospital Roosevelt, da capital.

A cinza lançada pelo monte atingiu os 10.000 metros de altura acima do nível do mar, e segundo o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh), esta erupção, a segunda de 2018 do vulcão de Fogo, é a mais forte dos últimos anos.

Vários países já anunciaram o seu apoio à Guatemala e as Nações Unidas expressaram sua solidariedade com as famílias das vítimas e com os afetados, além de manifestar sua “disposição de apoio” ao Governo e à sociedade para atender esta emergência.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.