Sobe para dois o número de mortos em ataque com faca na Finlândia
A polícia finlandesa elevou nesta sexta-feira a dois o número de mortos no ataque perpetrado por um homem armado com uma faca em uma praça da cidade de Turku (sudoeste do país), que deixou outras sete pessoas feridas.
A ministra de Interior, Paula Risikko, explicou que, por enquanto, as forças de segurança não estão tratando o fato como um ataque terrorista, ainda que tenha advertido que a linha de investigação pode mudar.
Além disso, acrescentou que o agressor, detido após ser atingido por um tiro na perna, não foi identificado, mas “parece estrangeiro”.
Risikko indicou também que o centro de Turku voltou a ser considerado seguro.
Após o ataque, as forças de segurança pediram aos cidadãos que evitassem o centro da cidade perante a confusão dos primeiros momentos e os agentes rastrearam a zona na busca de possíveis cúmplices, algo que não foi totalmente descartado.
Por causa do fato, as autoridades finlandesas reforçaram a segurança no aeroporto de Helsinque-Vantaa e nas principais estações ferroviárias do país.
Além disso, pediram a colaboração dos cidadãos e facilitaram dois números de telefone aos quais é possível ligar se houver qualquer tipo de informação sobre o fato.
O primeiro-ministro Juha Sipilä escreveu no Twitter que o seu Governo segue de perto os eventos e a operação policial desdobrada em Turku, bem como anunciou que o Executivo manterá uma reunião de urgência nesta tarde.
Risikko explicou que o presidente finlandês, Sauli Niinisto, está de caminho a Turku para saber de primeira mão sobre o ocorrido.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.