Social-democrata ganha na Finlândia e tenta formar coalizão com extrema direita
O opositor Partido Social-Democrata da Finlândia (SDP), liderado por Antti Rinne, venceu as eleições parlamentares da Finlândia no último domingo, 14, com uma margem de 0,2% à frente do ultradireitista Partido dos Verdadeiros Finlandeses. O SDP conquistou 40 cadeiras no Parlamento. e agora o SDP tenta formar uma coalização, inclusive com o principal rival.
Em segundo lugar, com 39 cadeiras, ficaram os ultra-nacionalistas do Partido Verdadeiros Finlandeses.
O objetivo do SDP é chegar antes do final de maio a um acordo com os partidos que mais se aproximarem de suas abordagens e negociar com eles o programa de governo e a divisão de pastas.
Rinne deverá tentar incluir também na coalizão algum dos outros três grandes partidos: Os conservadores do Kokoomus ou os liberais do Partido de Centro.
A grande fragmentação dos votos nestas eleições, nas quais pela primeira vez na história nenhum partido atingiu 20%, obrigará Rinne a buscar uma coalizão formada por um mínimo de quatro parceiros.
A opção mais natural seria a criação de um Executivo com o SDP, Os Verdes e a Aliança de Esquerdas, mas neste caso os 76 deputados do grupo ficariam longe dos 101 necessários para conseguir uma maioria absoluta.
*Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.