Social-democrata ganha na Finlândia e tenta formar coalizão com extrema direita

  • Por Jovem Pan
  • 15/04/2019 13h54
Reprodução/Finland Today O Partido Social-Democrata, cujo líder é liderado por Antti Rinne, ganhou 40 cadeiras no Parlamento e agora deve buscar coalizão

O opositor Partido Social-Democrata da Finlândia (SDP), liderado por Antti Rinne, venceu as eleições parlamentares da Finlândia no último domingo, 14, com uma margem de 0,2% à frente do ultradireitista Partido dos Verdadeiros Finlandeses. O SDP conquistou 40 cadeiras no Parlamento. e agora o SDP tenta formar uma coalização, inclusive com o principal rival.

Em segundo lugar, com 39 cadeiras, ficaram os ultra-nacionalistas do Partido Verdadeiros Finlandeses.

O objetivo do SDP é chegar antes do final de maio a um acordo com os partidos que mais se aproximarem de suas abordagens e negociar com eles o programa de governo e a divisão de pastas.

Rinne deverá tentar incluir também na coalizão algum dos outros três grandes partidos: Os conservadores do Kokoomus ou os liberais do Partido de Centro.

A grande fragmentação dos votos nestas eleições, nas quais pela primeira vez na história nenhum partido atingiu 20%, obrigará Rinne a buscar uma coalizão formada por um mínimo de quatro parceiros.

A opção mais natural seria a criação de um Executivo com o SDP, Os Verdes e a Aliança de Esquerdas, mas neste caso os 76 deputados do grupo ficariam longe dos 101 necessários para conseguir uma maioria absoluta.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.