SpaceX adia lançamento de foguete mais poderoso já construído 

Primeira tentativa de lançamento da Starship estava programada para está segunda-feira, 17, mas foi reagendada; Elon Musk disse que uma ‘válvula de pressurização parecia estar congelada’

  • Por Jovem Pan
  • 17/04/2023 10h32 - Atualizado em 17/04/2023 10h48
  • BlueSky
Reprodução/Youtube/@mensageirosideral elon musk, foguete, espaço Elon Musk tenta lançar maior foguete ao espaço

A SpaceX adiou a tentativa de lançamento do foguete mais poderoso já construído, que foi projetado para enviar astronautas à lua e talvez além. Esse seria o primeiro voo da Starship. “Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”, escreveu Elon Musk no Twitter. “Aprendi muito hoje, agora descarregando o propulsor, tentando novamente em alguns dias…”, acrescentou. A previsão é que a próxima tentativa ocorra em 48 horas, na quarta-feira, 19. O adiamento não foi uma surpresa e já era esperado, pois já se tinham perspectiva de que outros testes vão acontecer durante a semana. O lançamento estava programado para acontecer às 10h20, em Brasília, na base de Boca Chica, no estado do Texas – enorme base texana da empresa espacial privada, de propriedade do bilionário Elon Musk. A Nasa, agência espacial americana, escolheu a cápsula Starship para transportar seus astronautas à Lua como parte da missão Artemis III, programada para decolar no final de 2025. A Starship consiste em uma cápsula reutilizável de cerca de 50 metros de altura que transporta equipamentos e carga, e o propulsor de foguete Super Heavy de primeiro estágio, com cerca de 70 metros.

001_33D879Q_JPEG

A SpaceX concluiu um teste de lançamento bem-sucedido de todos os 33 motores Raptor no primeiro estágio da Starship, em fevereiro. O propulsor Super Heavy foi amarrado ao solo durante o lançamento teste, também conhecido como lançamento estático, para evitar que decolasse. O foguete nunca voou em sua configuração completa, alimentado pelo primeiro estágio. A NASA levará astronautas à órbita lunar em novembro de 2024 usando seu próprio foguete espacial, o Space Launch System (SLS), que está em desenvolvimento há mais de uma década. O Starship é maior e mais poderoso que o SLS, gera 17 milhões de libras de empuxo, mais do que o dobro dos foguetes Saturn V usados para enviar os astronautas das missões Apollo à Lua. A SpaceX espera lançar uma nave estelar em órbita e reabastecê-la para que possa continuar sua jornada para Marte ou além. A ideia de usar um lançador reutilizável é reduzir o custo das missões. Cada voo da Starship poderia custar “menos de US$ 10 milhões”, disse Musk no início do ano passado.

 

*Com informações da AFP 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.