Steve Bannon, ex-conselheiro de Trump, é preso acusado de fraude

Esquema teria acontecido em campanha para arrecadar fundos para construção de muro entre EUA e México – algo defendido por Trump

  • Por Jovem Pan
  • 20/08/2020 11h07 - Atualizado em 21/08/2020 08h27
EFE/CLAUDIO PERI/ARCHIVO Steve Bannon foi preso nesta quinta-feira

Steve Bannon, ex-conselheiro de Donald Trump e estrategista da Casa Branca, foi preso nesta quinta-feira (20). Ele é acusado de fraude de centenas de milhares de doações para a campanha “We Build the Wall”. Bannon, além de três outros sócios, foram indiciados pelo distrito de Nova York. Segundo a acusação, o grupo de líderes conservadores aplicou golpe de fraude que culminou em “mais de 25 milhões de dólares para construir um muro na fronteira sul dos Estados Unidos com o México”. O processo cita Timothy Shea, que em maio foi anunciado como administrador do órgão federal anti tráfico de drogas, Brian Kolfage, um vetereno da guerra do Iraque e Andrew Badolato. Trump, até o momento, não se manifestou.

Em junho de 2019, uma organização americana criou uma campanha de arrecadação nas redes sociais para construir novos trechos do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. A transmissão do programa, chamado Wall-A-Thon, foi feita em Sunland Park, no estado do Novo México, onde foi anunciada a construção do primeiro trecho – de cerca de um quilômetro – de cerca fronteiriça financiada com verba privada. O dinheiro arrecadado, no entanto, não foi destinado para as obras.

De acordo com as investigações, foram desviados montantes para Brian Kolfage, um veterano de guerra do Iraque que fundou a iniciativa e foi o grande impulsionador dela, apesar de ter sempre garantido que não receberia um centavo sequer. As autoridades apontam que os acusados criaram contas falsas para manipular o dinheiro das doações e ocultar os crimes que cometeram, canalizando fundos do “We Build the Wall”, através de uma organização sem fins lucrativos que controlavam. “Esse caso serve de aviso para outros fraudadores, de que ninguém está acima da lei, nem sequer um veterano de guerra com necessidades especiais ou um estrategista milionário”, afirmou, em nota, o inspetor encarregado do caso, Philip R. Bartlett.

Além de Bannon, foram detidos o próprio Kolfage e outros dois homens, Andrew Badolato e Timothy Shea. O estrategista deverá comparecer em um tribunal ainda hoje, em Nova York, enquanto o veterano terá audiência no estado da Flórida. Todos estão acusados formalmente por conspiração para cometer fraude eletrônica e para lavar dinheiro. Os crimes podem levar a penas máximas de até 20 anos de prisão, cada um.

Os participantes da campanha do GoFundMe tinham a oportunidade de “comprar” anúncios publicitários que serão colocados neste muro, cuja construção começou devido aos problemas de Trump para realizar uma de suas principais promessas eleitorais, diante da recusa do Congresso de liberar verbas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.