Submarino desaparecido há 50 anos é encontrado na França

  • Por Jovem Pan
  • 22/07/2019 17h43
Reprodução/Twitter submarino-e-encontra-na-franca-50-anos-depois.jpg O "La Minerve" desapareceu em 27 de janeiro de 1968 sem deixar vestígios

Foi encontrado nesta segunda-feira (22), na costa de Toulon, no sudeste da França, o submarino francês “La Minerve”, que desapareceu em 1968 com 52 tripulantes a bordo. A embarcação foi localizada durante uma campanha de exploração submarina, que utiliza sonares e drones.

A ministra do Exército francês, Florence Parly, comunicou a novidade em suas redes sociais. “Acabamos de encontrar ‘La Minerve’. É um sucesso, um alívio e uma proeza técnica. Meus pensamentos estão com as famílias, que esperaram tanto tempo por este momento”, escreveu.

De acordo com ela, isso pode ajudar as famílias dos desaparecidos em seu luto. A ministra anunciou, ainda, que será organizada uma cerimônia de homenagem no mar com os parentes em memória dos 52 militares falecidos.

O submarino, que está a 2.400 metros de profundidade, foi encontrado pelo navio americano “Seabed Constructor” a 45 quilômetros da cidade de Toulon. A embarcação foi a mesma que permitiu localizar em novembro do ano passado o submarino argentino ARA San Juan, que afundou no Atlântico com seus 44 tripulantes em 15 de novembro de 2017.

História do desaparecimento do submarino

O “La Minerve” desapareceu em 27 de janeiro de 1968 sem deixar vestígios. Embora as autoridades tenham iniciado imediatamente uma operação de resgate, incluindo uma comandada pelo célebre comandante Jacques Cousteau a bordo de seu minissubmarino, não puderam localizar o aparelho.

Nas últimas décadas, várias teorias foram citadas para explicar o desaparecimento, como danos nas duas barras de popa, uma colisão com um navio, a explosão de um míssil ou um torpedo ou um acidente no tubo de ventilação.

Em 2018, no 50º aniversário de desaparecimento do aparelho, as famílias das vítimas lançaram um apelo para a retomada das buscas, com esperanças de que os avanços técnicos permitissem localizar a embarcação.

As operações de busca foram retomadas no começo deste ano. Os especialistas trabalharam para definir a área onde era mais provável que os restos de “La Minerve” pudessem estar. Além disso, uma série de dados da época foram revisados com os conhecimentos científicos atuais.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.