Aumento de surtos da Covid-19 na Espanha preocupa autoridades

Ao todo, o país já registrou 28.325 mortes e 246.752 infecções confirmadas pelo novo coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 24/06/2020 09h14 - Atualizado em 24/06/2020 09h15
EFE/Alejandro García Há também preocupações sobre as concentrações de jovens sem qualquer tipo de proteção, levando a um aumento de casos nesse grupo populacional

A Espanha registrou, nas últimas horas, aumento de surtos da Covid-19 em diferentes regiões, focados em asilos, em regiões agrícolas onde atuam trabalhadores sazonais e nos casos “importados”. Além disso, autoridades também se preocupam com grandes concentrações de jovens no início das férias do verão europeu.

Esses surtos, mais de uma dúzia, ocorrem após o fim das restrições, impostas pela pandemia da Covid-19. Ao todo, a Espanha já registrou 28.325 mortes e 246.752 infecções confirmadas pelo coronavírus, de acordo com dados oficiais.

Os asilos continuam sendo o foco principal da doença no país, onde foram detectados o maior número de novos casos. No momento, fazendas que, durante o verão europeu, recebem milhares de trabalhadores sazonais que colhem as frutas da estação, também são pontos de novos registros.

Até agora, também foram detectados dois surtos com origem em dois casos importados, um do Brasil e outro da Bolívia, no momento em que a pandemia está em plena expansão na América Latina.

Além disso, há também preocupações sobre as concentrações de jovens sem qualquer tipo de proteção, levando a um aumento de casos nesse grupo populacional. Para evitar esse risco, por exemplo, as autoridades de áreas costeiras como Catalunha, Valência e Galiza fecharam praias por ocasião da noite de San Juan, muito comemorada na Espanha.

Desde o início da suspensão das medidas de confinamento e depois com o fim das limitações de mobilidade, as autoridades de saúde têm insistido na necessidade manter medidas como o uso de máscaras ou a lavagem das mãos para evitar novos surtos.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.