Talibãs anunciam morte de líder da rede Haqqani

  • Por Agência EFE
  • 04/09/2018 07h46
Reprodução/Twitter Jalaluddin Haqqani era líder do Talibã no Afeganistão

Os talibãs anunciaram nesta terça-feira a morte de Jalaluddin Haqqani, líder e fundador da rede Haqqani, vinculada a este grupo insurgente e que o governo do Afeganistão acusa de alguns dos atentados mais sangrentos no país.

“O estimado professor Jalaluddin Haqqani morreu após uma longa batalha contra uma doença”, disse em comunicado, o Conselho dos Líderes dos talibãs, que não disse o local e a data do falecimento.

Acredita-se que devido à doença sofrida pelo fundador da rede há anos, a formação estava sendo dirigida por seu filho Sirajuddin Haqqani, primeiro tenente do líder talibã, o mulá Haibatullah.

“Haqqani esteve doente e acamado durante os últimos anos. Ao mesmo tempo que sofreu grandes adversidades pela religião de Alá durante sua juventude e doença, também enfrentou uma longa enfermidade durante seus últimos anos com completa paciência”, afirmaram os talibãs.

Os insurgentes o lembraram como uma das mais “distintas” personalidades jihadistas de seu tempo, uma que lutou contra os soviéticos (1979-1989), e destacaram que ajudou a manter unidos os talibãs durante a invasão americana iniciada em 2001.

A rede foi criada na década de 1980 por Jalaluddin, que exerceu o cargo de ministro durante o governo talibã no Afeganistão entre 1996 e 2001. Ele perdeu três de seus dez filhos em ataques de drones americanos e um quarto durante tiroteio em Islamabad.

Incluído desde 2012 na lista negra de organizações terroristas pelos Estados Unidos, acredita-se que com sua cúpula escondida no vizinho Paquistão a formação foi responsável de alguns dos piores ataques dos últimos anos em Cabul.

O governo afegão culpa a rede Haqqani pelo atentado com um caminhão-bomba na entrada da zona diplomática da capital, que em maio do ano passado deixou mais de 150 pessoas mortas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.