Começa operação para atacar último reduto do Estado Islâmico na Síria

  • Por Jovem Pan
  • 01/03/2019 16h26 - Atualizado em 01/03/2019 16h30
EFE/EPA/YOUSSEF BADAWI Operação tenta eliminar totalmente domínio do Estado Islâmico no país

Uma operação para desalojar o último reduto do autoproclamado Estado Islâmico (EI) na Síria teve início na tarde desta sexta-feira, 1. As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança de milícias de sírios curdos, árabes, assírios, armênios e turcos. A FSD é uma das forças aliadas a Bashar al-Assad, o presidente do país, e à coalização internacional liderada pelos Estados Unidos.

A ação tem como alvo um reduto do EI na cidade de Al Baguz, na província síria de Deir ez Zor, a leste do país. O comandante das FSD Mustafa Bali, porta-voz da aliança, fez um post no twitter indicando o início da operação, às 18h local (11h em Brasília).

“Após evacuar milhares de civis e nossos camaradas tomados reféns em Baguz, a operação para desalojar o último reduto do EI começou”, disse Bali.

O comandante das FSD afirmou que só restam terroristas na região.

Nos últimos dias milhares de civis, entre eles mulheres e crianças familiares dos jihadistas e pessoas que tinham sido sequestradas pelo EI saíram de Baguz. Eles foram situados em três acampamentos pela própria FSD nas províncias limítrofes com a provínxia de Deir ez Zor.

Bali disse ontem a jornalistas que não começaria a operação militar até que não evacuassem a todos os civis.

Na quinta-feira, as FSD conseguiram a liberdade de 24 de seus milicianos capturados pelos extremistas há um mês.

As milícias divulgaram um vídeo com imagens dos milicianos libertados. Nas imagens. eles são vistos magros e pálidos, alguns deles muito jovens.

As FSD liderou a batalha contra o EI no norte e no leste da Síria nos últimos meses e conseguiram liberar os últimos territórios que controlavam ao leste de rio Eufrates e encurralá-los em Al Baguz.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.