Temperaturas podem chegar a 42ºC na França; estrutura da catedral de Notre-Dame está ameaçada
Uma nova onda de calor colocou 80 distritos da França em estado de alerta. O Serviço Nacional de Meteorologia francês estima que os termômetros podem atingir os 42ºC nesta quinta-feira (25).
Autoridades alertam para as consequências das altas temperaturas na saúde da população. Em 2003 uma forte onda de calor deixou mais de 15 mil mortos no país, sendo a maioria deles idosos. Desta vez, de acordo com a ministra da saúde, Agnès Buzyn, franceses de todas as idades podem ser afetados.
As temperaturas elevadas ameaçam ainda a estrutura da catedral de Notre-Dame, em Paris. De acordo com o arquiteto-chefe da obra, parte do teto pode desabar em consequência do forte calor.
Além da França, outros países da Europa sofrem com o aumento das temperaturas: A Bélgica ativou o alerta vermelho pela primeira vez na história. Na capital, Bruxelas, serviços municipais realizados ao ar livre tiveram suas atividades suspensas durante o período da tarde. Na Alemanha, a expectativa é de que o recorde nacional de 40,3ºC seja quebrado nos próximos dias. Espanha, Itália e Reino Unido também devem registrar temperaturas históricas nesta quinta-feira.
*Com informações da repórter Larissa Coelho
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.