Terremoto de 5,8 graus deixa 19 mortos e 300 feridos no Paquistão

Equipes de resgate trabalham na remoção de feridos dos escombros de prédios desabados. Estradas estão bloqueadas e canais de abastecimento de água se romperam durante o tremor

  • Por Jovem Pan
  • 24/09/2019 15h36
Terremoto no Paquistão destrói estradas, derruba edifícios e assusta população nesta terça (24) / Reprodução redes sociais

O terremoto de 5,8 graus na escala Richter ocorrido nesta terça-feira (24) na região da Caxemira controlada pelo Paquistão deixou pelo menos 19 mortos, 300 feridos, estradas destruídas e edifícios desmoronados.

“Ao todo, 19 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas”, disse a emissoras de televisão paquistanesas Gulfraz Khan, inspetor-geral adjunto da cidade de Mirpur, a região mais danificada pelo tremor.

De acordo com Khan, as equipes de resgate estão ainda retirando feridos dos escombros dos edifícios derrubados.

O terremoto aconteceu a 22 quilômetros da cidade de Jehlum, na Caxemira controlada pelo Paquistão, em uma profundidade de dez quilômetros. Nos primeiros pronunciamentos, representantes do governo tentaram minimizar o tremor, por não ter acontecido em área amplamente povoada.

“Não é uma grande catástrofe. Só Mirpur foi atingida. Não há informações de danos em outras regiões do país”, disse, em entrevista coletiva, o presidente da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, o general Mohammed Afzal.

o porta-voz da Polícia local, Irfan Saleem, disse que alguns canais de água se romperam, provocando inundações em alguns povoados, e ainda relatou que o tremor danificou edifícios e provocou cortes no fornecimento de energia.

As emissoras locais de televisão veicularam imagens de vias destruídas e prédios danificados pelo tremor, que também foi sentido em cidades como Peshawar, Lahore, Murree e Islamabad.

O comando do Exército ordenou o envio de ajuda para os moradores da região, por meio de aviões, informou pelo Twitter o porta-voz da corporação, Asif Ghafoor.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.