Terremoto de 6,2 graus atinge nordeste do Japão

  • Por Jovem Pan
  • 04/08/2019 10h22 - Atualizado em 04/08/2019 10h24
Pixabay Apesar do tremor ter sido sentido em boa parte do arquipelago, incluindo Tóquio, o sismo não ativou o alerta de tsunami

Um terremoto de 6,2 graus de magnitude na escala Richter sacudiu neste domingo (4) o nordeste do Japão. O tremor foi sentido em boa parte das regiões central e norte do arquipélago, incluindo Tóquio, sem, no entanto, provocar a ativação do alerta de tsunami.

O sismo aconteceu às 19h23 (horário local, 7h23 de Brasília) com seu epicentro em frente ao litoral de Fukushima e a uma profundidade de 50 quilômetros, segundo informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O terremoto alcançou o grau 5 superior de um máximo de 7 na escala japonesa (mais centrada em medir a agitação na superfície) em algumas áreas das províncias de Fukushima e Miyagi, mas ainda não há relatos de danos significativos.

A companhia proprietária da usina nuclear de Fukushima ainda está verificando a situação nas suas instalações da região, mas, por enquanto, não reportou nenhuma anormalidade.

Por sua parte, o serviço de trem de alta velocidade que opera entre Tóquio e Shin-Aomori foi paralisado temporariamente, mas já funciona normalmente, segundo informações divulgadas pela emissora pública japonesa “NHK”.

Na província de Tochigi o terremoto alcançou o nível 4 na escala japonesa e em outras como Iwate, Ibaraki, Chiba, Saitama e na capital a intensidade foi de nível 3.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.