Terremoto de 6,7 graus atinge o Chile e deixa dois mortos

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2019 08h17
EFE Houve alerta de tsunami, mas evacuação foi cancelada em seguida

Um terremoto de magnitude 6,7 graus na escala Richter atingiu o Chile na noite de sábado (19) e deixou pelo menos duas pessoas mortas. O abalo sísmico foi sentido em cinco regiões do país e causou evacuação do litoral por risco de tsunami.

O tremor aconteceu às 22h33 no horário local, com epicentro 13 quilômetros ao leste da cidade de Tongoy, na região central de Coquimbo, e a 400 quilômetros ao norte da capital Santiago, perto do litoral chileno.

Além de Coquimbo e Santiago, o terremoto foi sentido nas regiões de Valparaíso, Atacama e O’Higgins. O governo ainda não divulgou o número de pessoas feridas e desaparecidas, mas confirmou que não houve grandes danos.

Tsunami

O Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi) determinou a evacuação preventiva de regiões litorâneas de Coquimbo dois minutos depois do abalo sísmico, por causa de risco de ondas gigantes atingirem as áreas urbanas.

Pouco depois, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile (Shoa) determinou que o terremoto não reunia “condições necessárias” para gerar um tsunami e cancelou a evacuação. Houve interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica.

Mortos

De acordo com o Onemi, uma das vítimas fatais jantava em um restaurante da cidade de Peñuelas, em Coquimbo, e sofreu um ataque cardíaco quando a evacuação começou. A segunda pessoa morta, em Serena, também foi vítima de um infarto.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.